sexta-feira, 29 de junho de 2012

EDUCAÇÃO EM GREVE: A luta continua...


Olá Pessoal!

Creio que todos estão cientes de que a greve das instituições federais de ensino está cada vez mais forte. Já são 95% das Universidades Federais, 95% dos Institutos Federais de Educação e 100% dos Centros Federais de Educação Tecnológica participando desta luta. (FONTE: Andes, 27/06))

Segundo o Sindicato Andes Nacional “Por todo o país professores e professoras têm discutido a reestruturação da carreira, as condições de trabalho e os problemas decorrentes do REUNI. Há um esforço dos docentes e suas associações na discussão dos temas cotidianos que levam a enfrentar as deficiências do financiamento da educação pública. Enquanto o governo destina apenas 3,18% do orçamento para a educação, paga 47,19% de juros e amortizações da dívida!” (Andes, 27/06)

 No dia 29 de junho, professores e estudantes de todo o país se reuniram na Universidade Federal em Curitiba para discutirem alguns assuntos. Dentre eles ficou decidida a suspensão do calendário acadêmico.

O professor e presidente da Associação Docente da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), Ricardo Lucena explica: “O vencimento básico até o mês passado de um professor em início de carreira era de R$ 557 com gratificações diversas e nós queremos acabar com essas gratificações e transformar o vencimento básico em uma única linha possível. A greve é para qualificar, para melhorar o serviço da universidade pública e isso não é prejuízo para ninguém, é benefício para a sociedade”. (FONTE: Jornal Nacional)

O Ministério da Educação informou que acompanha com atenção o desenrolar da greve dos professores, que já elaborou a sua proposta e que junto com o Ministério do Planejamento está tentando marcar uma reunião com os grevistas.
 
Espero que esta proposta realmente esteja a altura da situação ou então esta luta continuará por muito mais tempo.

Diretório de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário