segunda-feira, 2 de julho de 2012

Viaduto de Millau - O mais alto do mundo

Atravessando quase 2.5 km no Rio Tarn no Sul da França, o viaduto de Millau é o mais alto viaduto para veículos do mundo. Sua pista, 270 m acima do Rio Tarn. Também é uma ponte, pois passa, por cima de um rio. Desenvolvido pelo arquiteto Lord Norman Foster, no seu topo, a 342 metros do solo, a ponte de cabo fixa de seis pistas é 19 metros mais alta do que a Torre Eiffel em Paris. 


Sustentado por dois pontos de âncora nos dois lados, e sete pilastras, a travessia passa pelo Vale Tarn em uma altura de 270m. No total, o projeto consumiu 19.000 toneladas de aço reforçado de concreto, 5.000 toneladas de aço reforçado para cabos, e 85.000 metros cúbicos de concreto – o suficiente para encher o Hall Albert de Londres. 





Durante a construção, sete pilastras intermediárias temporárias foram necessárias entre as pilastras permanentes de concreto para que o deque fosse ‘lançado’ através do desfiladeiro de coluna a coluna. Cada uma das sete seções atravessa 350 metros. 



Para compensar a expansão e contração, cada coluna se divide em duas colunas mais finas e flexíveis debaixo da pista de rodovia. Isso cria uma estrutura em forma de A sobre o nível do deque, afinando a silhueta da ponte, reduzindo seu impacto na paisagem ao redor. 



Desenvolvido para suportar as mais extremas condições do tempo e atividade sísmica, o viaduto Millau tem uma garantia de 120 anos. Para proteger motoristas de ventos violentos, a estrutura foi equipada com telas protetoras e fortes barreiras de colisão.



O viaduto Millau comporta a maior pista suportada por cabos do mundo. Os seis vãos centrais medem 342m cada e os outros dois, nas pontas, 204m cada. A pista de rolagem tem uma declividade de 3% do sul para o norte, com curvas suaves de 20 km de raio, o que dá aos motoristas excelente visibilidade. Comporta duas faixas de tráfego de cada lado.



Os pilares medem de 77 até 246 m, com a seção variando de um diâmetro de 24,5 m na base até 11m no alto. Cada um pesa 2230 toneladas. Os pilares foram construídos primeiro, juntamente com pilares adicionais e temporários em aço, então as rampas deslizaram por eles a uma velocidade de 600mm a cada quatro horas, pela força de macacos hidráulicos guiados por GPS.



Data da construção: abril em Janeiro de 2005
Altura total: 343 metros
Altura sobre o rio: 270 metros
Comprimento: 2.460 metros
Número de trabalhadores: 500
Tempo de construção: 3 anos
Número de pilares: 7
Volume de cimento usado: 85,000 metros cúbicos



A ponte situa-se perto de Millau. Antes da sua construção, o tráfego de veículos tinha de descer até o vale do rio Tarn, causando pesados congestionamentos, principalmente na época das férias de verão. A ponte agora atravessa o vale pelo ponto mais alto, formando a última ligação entre Clermont-Ferrand, a região do Languedoc e a Espanha, reduzindo consideravelmente o custo de transitar por esta rota. 



O grupo Eiffage opera um pedágio na ponte, para se ressarcir dos custos da construção, segundo contrato com o governo, que dá a companhia direitos de portagem por 75 anos.



Fonte: CONEXÃO EMANCIPACIONISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário